App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Redes Sociais

Redes Sociais cada vez mais importantes para mediação imobiliária

Partilhar notícia Imprimir
Em Portugal, segundo um estudo que a Marktest está a levar a cabo com base no Netpanel, mais de 3,5 milhões de portugueses acederam a sites relacionados com redes sociais nos últimos seis meses, aumentando em 122,3% o tempo dispendido nestas redes, relativamente ao mesmo período de 2009.
As Redes Sociais impuseram-se no mundo dos negócios e o sector imobiliário foi um dos que mais rapidamente adoptou este novo meio. De acordo com os resultados de um estudo encomendado pela Regus, em Portugal apenas 31% das empresas as utilizam com sucesso para captar novos negócios, contra 40% a nível mundial.

Em Portugal, segundo um estudo que a Marktest está a levar a cabo com base no Netpanel, mais de 3,5 milhões de portugueses acederam a sites relacionados com redes sociais nos últimos seis meses, aumentando em 122,3% o tempo dispendido nestas redes, relativamente ao mesmo período de 2009.

O estudo da Marktest afirma ainda que estes utilizadores visitaram “um total de 4,7 mil milhões de páginas de redes sociais, o que equivale a cerca de um quarto de toda a navegação feita na internet neste período (24.7%).”

Segundo o relatório divulgado pela Regus, em Portugal, apenas 20% das empresas alocou uma percentagem do seu orçamento de marketing para actividades de redes sociais. No entanto, 51% dos inquiridos usa as redes sociais para comunicar com os seus contactos, e 49% declarou que a maior vantagem das redes sociais é a possibilidade de gestão e comunicação com grupos de clientes, enquanto 58% declarou usar as redes sociais para encontrar informação relevante de negócio, em comparação com a média global de 54%. Portugal regista também 29% de cépticos relativamente às redes sociais, um valor inferior à média de 34%.

O inquérito encomendado pela Regus analisou também as diferenças de dimensão empresarial e concluiu que, de um modo geral, é mais provável que as pequenas empresas utilizem mais as redes sociais. Talvez devido a este esforço superior à média, 44% das pequenas empresas conquistou com sucesso novos clientes através de redes sociais, enquanto as empresas médias apresentam 36% e as grandes empresas, apenas 28%.

Este estudo foi gerido e administrado pela empresa independente MarketingUK, e levado a cabo junto de mais de 15.000 inquiridos em 75 países, em empresas de todas as dimensões e de todos os sectores, tornando-se, portanto, numa referência bastante representativa.

Não é de admirar, portanto, o interesse demonstrado por centenas de mediadores e outros profissionais imobiliários nas acções de formação sobre Redes Sociais realizadas pela Janela Digital nas suas instalações do Parque Tecnológico de Óbidos.

A empresa tecnológica realizou quatro sessões de formação sobre como melhor utilizar as Redes Sociais no negócio imobiliário e na mediação. Esta acção, única a nível nacional, ofereceu uma nova e esclarecedora perspectiva destas Redes Sociais aos profissionais do sector, dando-lhes conhecimentos de grande actualidade e utilidade para aumentar o retorno destas ferramentas para o seu negócio.

Na opinião de Francisco de Sousa, sócio-gerente da JOPREDI, estar presente na internet é fundamental, e conhecer as suas potencialidades pode ser determinante para a performance de uma empresa.

«Hoje a internet é um mundo, é a globalização. Temos de nos servir da internet necessariamente (...). Conheço todas as ferramentas que o Imoguia disponibiliza para a mediação imobiliária. Neste momento interesso-me mais pelas redes sociais porque entendo que uma rede social pode ser um “lobby”, no bom sentido», dado «podermos ir buscar clientes através das redes sociais que não conseguimos por outros caminhos. Acho que o Imoguia faz referência, e muito bem, às redes sociais, e que é uma coisa que devemos aprofundar».

Segundo Teresa Seabra, administradora da rede Square Imobiliária, a área das redes sociais é outro dos temas que a rede Square quer procurar aprofundar neste tipo de acção de formação.

«Ficámos interessados na vossa formação de redes sociais. Nós temos um grupo de trabalho na rede Square que engloba quer o franqueador quer alguns franqueados que têm mais noções ou que têm mais interesse nesta área, pelo que uma das áreas em que estamos a trabalhar é precisamente a das redes sociais».

Depois do sucesso destas acções, a Janela Digital vai continuar a realizar acções de formação sobre diversos temas, divulgando-os, entre outras formas, através do Blog Imoguia . As próximas datas e temas serão divulgados em breve.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 13/5/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›