App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
CIMLOP formalizada em Luanda

Ministro das Obras Públicas representa Portugal na formalização da CIMLOP

Partilhar notícia Imprimir
António Mendonça, Ministro Português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, vai representar o Governo português em Luanda no próximo dia 9 de Maio, na cerimónia de constituição da Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa. Na ocasião marcará igualmente presença José dos Santos da Silva Ferreira, Ministro Angolano do Urbanismo e da Construção.
António Mendonça, Ministro Português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, vai representar o Governo português em Luanda no próximo dia 9 de Maio, na cerimónia de constituição da Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP). Na ocasião marcará igualmente presença José dos Santos da Silva Ferreira, Ministro Angolano do Urbanismo e da Construção.

Para Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), e um dos principais impulsionadores da criação da Confederação, «a presença dos dois ministros, já assegurada, confirma a importância estratégica da constituição da CIMLOP como instrumento para a captação de investimento estrangeiro nos mercados imobiliários dos países de língua oficial portuguesa».

O evento terá início pelas 15h00 do próximo dia 9 de Maio, último dia do SIMA - Salão Imobiliário de Angola.

O SIMA 2010 foi o local escolhido para a formalização da criação da CIMLOP, estrutura de cúpula das associações empresariais da fileira da Construção e do Imobiliário dos países que falam português.

Dinamizada por um grupo de empresários do sector, enquanto dirigentes associativos representativos nos respectivos países, grupo que tem no presidente da APEMIP, Luís Lima, o seu mais empenhado embaixador, a CIMLOP afirma-se, nesta fase inicial, pela força das associações fundadoras, que representam três dos oito países da lusofonia.

Um dos objectivos da CIMLOP é o da captação de investimento, nas áreas da construção e do imobiliário, para os países de origem dos seus membros, fomentando a partilha de negócios, através dos agentes da mediação imobiliária, nos oito países lusófonos, sem excepção, apesar das associações fundadoras serem oriundas de apenas três países.

Perfilham-se como associações fundadoras da CIMLOP a APEMIP, a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, também de Portugal, o SECOVI SP – Sindicato da Habitação de São Paulo, o COFECI – Conselho Federal de Correctores de imóveis, com sede em Brasília, e a APIMA – Associação de Profissionais e Imobiliários de Angola.

Como refere Luís Lima, «a ideia da criação da CIMLOP, amadurecida em encontros realizados em São Paulo, em Brasília e no Porto, justifica-se pela sentida necessidade e obrigação de contribuir para a recuperação da nossa Economia e por se saber que um desses caminhos é o da internacionalização do nosso mercado imobiliário».

As associações fundadoras da CIMLOP saíram de apenas três países por serem as que estão em melhores condições económicas para lançar um projecto que contribua para o desenvolvimento de todos os países que também falam português.

O Brasil, que em 2016 vai entrar no clube dos países que já organizaram Jogos Olímpicos, projecta-se, a médio prazo, como a quinta economia mundial, enquanto Angola, que ainda há poucos anos vivia em estado de Guerra, é uma potencia Africana emergente de enorme potencial, e Portugal um dos 27 países da União Europeia e um dos que pertence à Zona Euro.


Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›